Porque é que a Formação profissional é importante? Saiba porquê investir na formação profissional. | #maisformaçaoprofissional

Na rubrica de hoje vamos abordar o tema da formação como factor para o seu desenvolvimento profissional. A formação é um instrumento para melhorar a sua eficiência que pode levar a uma maior estabilidade no trabalho e, se for promovido, a uma maior liberdade financeira.

1. Maior conhecimento e novas competências

O conhecimento e as novas competências que irá adquirir ao apostar na formação profissional são muito valiosos. Como podemos destacar-nos no trabalho se não renovamos as nossas competências e se não nos especializamos em determinada área?

2. Estar atualizado

Muitas atualizações passam despercebidas enquanto se trabalha. Alguns assuntos, tópicos e conceitos relacionados com o trabalho são mudados ou atualizados e nós não nos damos conta de tal alteração. Daí a necessidade de nos atualizarmos continuamente.

As nossas ferramentas serão mais produtivas e estarão mais “afinadas” ao termos a noção das últimas novidades. O que mudou até pode ser quase insignificante, mas um  trabalhador competente deve ter “tudo em dia”.

3. Capacidade de adaptação

A formação é sempre útil para arranjar trabalho. Se estamos atualizados, mais eficientes, e com maior conhecimento, as empresas estarão muito mais atentas e predispostas a contratar-nos, comparando com uma situação em que não tivemos formação profissional. Mesmo que tenha pouco tempo ou pouca capacidade financeira para investir, não se esqueça de que há uma enorme quantidade de informação disponível e relativamente acessível. Equacione formação à distância, cursos pós-laborais, modulares, workshops, eventos do seu setor de atividade, conferências, etc.

4. Maior realização

A formação profissional realiza-nos. Se fazemos o que gostamos, temos de nos especializar para passar a gostar cada vez mais. A vida é sempre em ascendente…e o trabalho não é excepção. A formação permite-nos sentir aquela segurança de saber que estamos a fazer o correto, mesmo que nos custe um pouco mais.

#fpef #maisformaçaoprofissional #importanciadaformaçaoprofissional