Os principais erros no e-commerce para empreendedores que você deve evitar| #Empreendedordesucesso

Fernando Rizzatti, sócio-diretor na Neotix Transformação Digital, listou os sete erros no e-commerce que você não deve cometer. Confira!

Falha no cadastro

Aplicativos para compra em supermercados com modalidade de entrega estão a salvar a vida de muitas pessoas, principalmente de quem é considerado um grupo de risco e precisa evitar sair ao máximo. Mas o que fazer quando você passa horas escolhendo todos os produtos, fazendo a compra do mês, e quando você vai efetivar a compra, a ferramenta apresenta falhas para cadastrar o usuário? Imperdoável. Adeus ao produto dos sonhos “Novas lojas online não param de surgir. Eis que você encontra o produto que estava procurando a um preço interessante em uma delas, por meio de um anúncio, e na hora de fechar o pedido, seu cadastro não é aceito ou o site nem mesmo tem essa funcionalidade, imprescindível para a venda do produto. É mais uma venda que o lojista perdeu por falta de planejamento…”, comenta o especialista.

Erro de logística

“Depois de descobrir um produto por anúncio e informar todos os seus dados no cadastro, inclusive seu endereço, o site pede que você informe o CEP na finalização da compra. Somente aí, diz que não atendem sua região. Há maneiras de programar o site e avisar o consumidor de que sua localização não faz parte da área de entrega, sem que ele tenha que passar por todo esse desgaste”, ensina o especialista.

Falta de organização na entrega

“O que dizer de um aplicativo de entrega de compras de restaurantes que não orienta ou não exige que os restaurantes credenciados possuam embalagens específicas para o transporte dos alimentos e ao receber a sua refeição tão desejada a encontre parecendo que alguém a comeu antes de você?”, alerta o especialista.

Falta de transparência para o cliente

É uma prática comum de muitas lojas famosas revender os produtos de um lojista parceiro. Porém, isso precisa ficar claro para o consumidor, para que ele possa decidir de quem prefere comprar. Venda de produto em falta no estoque Esse erro deve ser o mais frustrante para os consumidores. Imagine comprar um produto pela internet e nada dele chegar a sua casa. Então, quando você decide abrir um chamado no SAC da loja, recebe como resposta que o que você comprou está em falta no estoque? O conflito é grande. Por isso, é preciso ter atenção nessa parte e tirar do site os produtos que já não se encontram no estoque.

Falta de clareza nas informações

O que dizer de uma loja virtual de um famoso supermercado que só te informa o prazo de 20 dias para entrega das compras no fechamento do carrinho? Todo mundo sabe que a pandemia vem atrasando diversas entregas, mas é preciso deixar isso claro desde o início.

Por fim, conheça um dos programas que pode te apoiar nesta fase, que oferece incubação, mentorias e formações que te ajudarão a tirar o seu projeto do papel e a materializá-lo. Consulte: https://fpef.gov.cv/bolsa-cabo-verde-digital/.