Marketing de conteúdo para empreendedores: entenda como utilizar para prospeção de clientes | #empreendedordesucesso

O consumidor já não é mais o mesmo. Se antigamente ele recebia o conteúdo publicitário de forma passiva, atualmente o cenário mudou. O consumidor está cada vez mais crítico e ativo devido ao avanço tecnológico. Diferente de antigamente em que o consumidor ouvia, assistia ou lia, um anúncio publicitário e depois seguia para uma loja para conversar com um vendedor e decidir se compraria ou não.

Agora a jornada de compra está muito mais rápida. O consumidor pesquisa informações sobre o produto/serviço, questiona as informações que recebe e publica sua opinião em apenas alguns cliques. Diante disso, as empresas estão atualizando suas estratégias de divulgação para atender um novo comportamento e para isso estão adotando o marketing de conteúdo.

O famoso Marketing de conteúdo para empreendedores

O “novo” consumidor, já não dá para interrompê-lo com publicidades tradicionais. É necessário criar um diálogo com ele e, para isso, o conteúdo é extremamente eficiente. A partir do momento que o consumidor busca no Google alguma solução para um problema ele, mesmo sem saber, entra na jornada de compra. É neste momento que entra, de forma indireta ou direta, o marketing de conteúdo.

Marketing de Conteúdo é, nada mais, nada menos, de acordo com a definição utilizada pela “Rock Content”, uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios. A trajetória do marketing de conteúdo é conhecida como funil de vendas, que mapeia qual conteúdo é ideal para cada etapa da jornada do consumidor. Basicamente, o funil de vendas funciona da seguinte forma:

Topo do funil: nesta etapa o cliente quer aprender algo novo ou reconhece que tem um problema.

Meio de funil: aqui ele começa a considerar as soluções que a empresa ofereceu para os seus problemas.

Fundo do funil: por fim, ele toma a decisão de compra. Em cada etapa do funil, o marketing de conteúdo é colocado em prática para produzir conteúdos relevantes e que façam o consumidor seguir para a próxima até, finalmente, realizar a compra. Mas, será que o Marketing de conteúdo para empreendedores é realmente eficaz?

Para responder à pergunta, é essencial apresentar alguns dados. O estudo Content Trends realizado em 2018, pela Rock Content, constatou que 98% das pessoas que responderam à pesquisa consomem conteúdo online. Além disso, 86,7% utilizam o Google para encontrar informações. Diante disso, é possível notar que o conteúdo é realmente algo fundamental na vida dessas pessoas e que há uma demanda que pode ser utilizada de forma estratégica pelas empresas. Algo que, inclusive, está sendo realizado com sucesso por muitas. O estudo ainda constatou que 58,8% das empresas que adotam a estratégia de conteúdo conseguem gerar 2,6 vezes mais visitas em seus sites e 3,7 vezes mais leads. Ou seja, é possível concluir que o marketing digital é, de fato, a nova moeda do século XXI, como bem define o especialista Rafael Rez.

Por isso, invista em um bom marketing de conteúdo e tenha mais clientes!