Aprende a fazer a gestão do teu negócio I

O objetivo do FPEF passa por dar todas as ferramentas para que os jovens possam se capacitar e aumentar a taxa de empregabilidade em Cabo Verde. A maior ferramenta que podemos passar aos jovens que nos seguem é o conhecimento, a nossa experiência enquanto motores do fomento ao emprego nacional, e transformação da sociedade através dos jovens. 💯💯Dito isso, com muito orgulho, começamos hoje a nossa rubrica “Empreendedor de Sucesso”😃, que visa deixar dicas importantes para quem está a dar os primeiros passos no seu negócio.Trazemos para o debate, 3 recomendações bastante importantes, e que fazem toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso neste nosso mercado.

1. Mapear o negócio – Este é primeiro ponto, deve ser avaliado profundamente pelo gestor: o mapeamento é a parte crucial do segredo do sucesso de qualquer negócio — qual o modelo que você quer implantar? Como vai fazer para conseguir alavancar a sua ideia de negócio? Deve refletir sobre eventuais concorrentes e analisar os seus fornecedores em carteira, antes de avançar. É o básico, mas essa preocupação deverá ser constante, uma vez que o mercado possui um dinamismo muito intenso. Garanta que o seu plano de negócios seja sólido, bem formulado, com planeamento de ações concretas e métricas claras. Pense em ações diárias, semanais e mensais.

2. Faça muito benchmarking – Avalie seus clientes, o mercado e sua localização. Estude os seus potenciais clientes e avalie o mercado do qual você fará parte. Veja quais serão seus concorrentes, e como eles têm trabalhado. Tente mensurar a quantidade e qualidade de seus clientes, observando se o modelo de negócio que você está pensando está de acordo com o local onde pensa em se estabelecer.Estude com profundidade a sua localização e a capacidade de escala do seu mercado. Faça um levantamento sobre as tendências de consumo nos arredores do estabelecimento. Atualmente, os modismos têm tido vida curta e tendências rapidamente se tornam ultrapassadas. Por isso, análises de longo prazo são essenciais nesse momento.

3. Monte uma boa equipe – “Boas equipas ganham jogos”, tem-se por hábito dizer-se isso, e tem um fundo de razão… pois, a montagem de uma boa equipe também é uma dica essencial para a boa gestão empresarial. Mesmo havendo a necessidade de poucos auxiliares, procure pessoas que você tenha afinidade. Dependendo do porte de seu negócio, familiares podem ser contratados, mas devem entender que no ambiente de trabalho as relações familiares não devem interferir. O que deve prevalecer é a qualificação da pessoa e como ela está desempenhando a função que lhe foi direcionada.São essas as nossas recomendações de hoje, especialmente para ti jovem empreendedor. Voltaremos em breve com nova edição com mais 3 recomendações de sucesso, que vão potenciar o teu negócio, e certamente, a tua liderança. 😀👍