Aprende a fazer a gestão do teu negócio II

Estamos de volta com mais recomendações que vão certamente contribuir para uma melhor gestão do teu negócio.

Nos dias que correm a um bom gestor é lhe exigido conhecimento do seu negócio, e principalmente, um conhecimento das práticas de negócio mais eficazes.

1. Seja um bom gestor – Parece óbvio, mas é o mais difícil. Administre bem a sua empresa, independentemente do seu porte, tentando manter todas as suas obrigações em dia. Relacione-se com seus colaboradores da melhor forma possível. Tenha um envolvimento cordial e próximo com eles. Dê autonomia, mas acompanhe de perto as atividades de cada membro da equipe. Elogie em público o bom desempenho individual e, havendo a necessidade de uma crítica ou advertência, faça reservadamente. Transmita sempre: segurança e autoridade para todos, sem que haja qualquer tipo de intimidação. A relação líder-liderado deve ser a mais tranquila e transparente possível.

2. Controle sua vida financeira – Dizem que as contas são o coração da empresa, então deve mante-lo saudável. Mantenha um controle rigoroso sobre a vida financeira da empresa. Não misture a sua vida financeira pessoal com a sua vida financeira empresarial. Separe-as e mantenha-as independentes. Siga sempre as orientações dos consultores financeiros. Tenha controle dos gastos e somente faça investimentos dentro da sua capacidade de pagamento.

3. Avalie constantemente o seu portfólio – Uma coisa é certa: os seus produtos e serviços precisam ser constantemente avaliados. Seus clientes têm mantido a regularidade de compras? Há questionamentos sobre a qualidade ou sobre a modernidade de suas mercadorias? Faça uma pesquisas constantes. Utilize as conversas informais com seus consumidores para medir o grau de satisfação dos mesmos. Use as redes sociais para criar um relacionamento mais informal e contínuo. Faça prospecções e projeções na região onde a sua empresa tem sede. Deve lembrar-se, fidelizar os seus clientes é um passo importantíssimo para fazer sua empresa crescer.

Foram essas as nossas recomendações de hoje, separados à sua medida jovem empreendedor. Voltaremos em breve com nova edição com mais 3 recomendações de sucesso, que vão melhorar a performance do seu negócio e a sua performance individual.