3 dicas para criar um Curriculum Vitae no modelo Europass|Dicasdoempreendedor

Terminou a sua formação profissional? Então é momento de ir à procura do seu lugar no mercado de trabalho. Mas, para isso é preciso um documento de apresentação bem elaborado.

Confira abaixo 3 dicas para começar com um excelente curriculum vitae.

1) Sintetize as informações antes de colocá-las no Europass Assim como qualquer outro documento do tipo, o curriculum europeu exige que o candidato resuma bem suas experiências. Na prática, isso significa descrever funções e conquistas de forma direta, apresentando resultados e condensando informações. Em vez de uma longa descrição sobre a sua trajetória, opte por frases simples e separadas em bullets que dão uma noção do todo.

2) Várias experiências contam! Não é apenas uma questão de listar cargos em grandes empresas. No currículo europeu, vale incluir, por exemplo, experiências de voluntariado e projetos sociais, bem como detalhar as conquistas acadêmicas. Presença em congressos, apresentação de artigos e participação em grupos de pesquisa são alguns dos itens possíveis. No espaço para “educação e formação”, também se pode adicionar competências gerais e técnicas obtidas em cada item. Em um curso técnico, por exemplo, podem ser citadas as bases teóricas e módulos, além do conhecimento em ferramentas e equipamentos.

3) Não superestime suas competências pessoais O currículo europeu exige que o candidato liste sua língua materna e o nível de proficiência em cada idioma no qual tem experiência. Na hora de preencher a tabela padronizada, nessa etapa, nada de superestimar as próprias habilidades. Para isso, o caminho certeiro é entender, por meio do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, qual o nível do candidato em termos de compreensão oral, escrita, leitura e interação oral. Lembre-se de que, comumente, tais habilidades podem ser testadas em outros momentos do processo de seleção, como uma entrevista presencial ou online.

#fpef #Empreendedordesucesso #formaçaoprofissional #dicas #curriculumvitae #dicasdoempreendedor